pergaminho


"A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil;
e o escrever dá-lhe precisão." Francis Bacon


sexta-feira, junho 13, 2003  

O fim da Coluna Infame
Há muito que a chamada "blogosfera" saíu do circulo reduzido de pessoas que se entretinham a escrever sobre si e sobre o mundo e chegou "às bocas do povo". A prova é que hoje mesmo o editorial do Público, da responsabilidade de José Manuel Fernandes, é dedicado ao final anunciado da Coluna Infame (CI). O blog não resistiu à polémica causada pela resposta de um dos seus elementos a um post do Blog de Esquerda (BdE) e acabou por sucumbir. De cores partidárias e ideologias políticas diamentralmente opostas, os dois blogs sempre mantiveram, contudo, algumas acesas, mas controladas, picardias. João Pereira Coutinho (CI) não se conteve com um comentário de Daniel Oliveira (BdE) e foi até insultuoso. Os outros dois companheiros de blog, Pedro Mexia e Pedro Lomba, não apoiaram a opinião e a cisão foi inevitável.
Nas linhas que dedica ao caso, Manuel Fernandes lembra que "a blogosfera exige abertura de espírito e poder de encaixe, suporta o desabafo mas privilegia o argumento".
Porque o mundo dos blogs fica, definitivamente, muito mais pobre, resta esperar pelos próximos projectos dos "colunistas infames".

P.S. A este editorial juntam-se uma série de reportagens sobre o florescente mundo dos blogs. A revista Meios dedica na edição de Maio duas páginas àquilo que considera ser um possível "concorrente da imprensa escrita". Em "Blogs: o outro lado da Internet" pode ler-se ainda que "um blog sem regras não é jornalismo, e um blog com as mesmas regras do jornalismo seria a tecnologia sem a filosofia, não já um blog em toda a sua arrogância intelectual, e até artística". O texto completo pode ser lido aqui.

posted by sara | 2:22 da tarde

segunda-feira, junho 09, 2003  

Acutilante é o mínimo que se pode dizer da mais recente crónica de Eduardo Cintra Torres, publicada hoje no Público.O crítico de televisão dedica a maior parte das suas palavras ao programa Rosa Choque, que junta Teresa Guilherme, Margarida Rebelo Pinto, Cinha Jardim e Júlia Pinheiro à mesma mesa. Num longo texto, destacam-se comentários que classificam o talk-show de "grandessíssima porcaria", "tolo" e "insuportável", falando das apresentadoras como "quatro gralhas", num estúdio "tosco, pobrezinho, com um mobiliário moviflor pintado de rosa choque para disfarçar". O título diz tudo: "Pirosa Choque".

posted by sara | 7:01 da tarde

domingo, junho 08, 2003  

"A Hora dos Professores"
Os professores estão em análise no artigo da autoria de António Barreto que o Público publica na edição de hoje. No texto, intitulado “A Hora dos Professores”, podem ler-se as opiniões do autor sobre as dificuldades de gestão e a autonomia das universidades, bem como várias críticas a muitos dos professores que encontramos pela frente nas instituições de ensino superior do país. Aos docentes é também atribuída uma grande tarefa: a “fundação de uma nova ética de responsabilidade, actualmente tão ausente”. A versão integral pode ser lida aqui. [dica de ponto media]

posted by sara | 6:46 da tarde
: : ana machado : :
: : ana luísa oliveira : :
: : ana rita simões : :
: : glória rodrigues : :
: : rita neves : :
: : sara oliveira : :
arquivos
links
canais pergaminho

: : agenda cultural : :

: : desporto : :

: : trabalhos-jornalismo : :

: : universidade online : :









versão em inglês
(com falhas)

www.blogwise.com
Tire todas as suas dúvidas sobre blogs. Weblog Commenting by HaloScan.com