pergaminho


"A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil;
e o escrever dá-lhe precisão." Francis Bacon


sábado, janeiro 04, 2003  

Conflitos na Venezuela fazem dois mortos

A marcha de protesto dos opositores de Hugo Chávez, realizada ontem, acabou por se transformar numa verdadeira batalha campal, da qual resultaram dois mortos e vários feridos. Os incidentes começaram quando a marcha contra o presidente se encontrou com cerca de uma centena de apoiantes de Chávez, começando de imediato as agressões. A polícia tentou acalmar a situação com gás lacrimogéneo e balas de borracha, mas acabou por incendiar ainda mais os ânimos. No meio da confusão, um repórter de imagem ficou ferido e teve de ser ajudado por alguns manifestantes (ver foto).
Recorde-se que a oposição a Hugo Chávez pretendia encontrar-se com alguns militares do exército nacional para recolher apoios, o que os defensores do presidente venezuelano tentaram evitar.
(Foto: Kimberly White )

posted by sara | 7:15 da tarde

sexta-feira, janeiro 03, 2003  

Franceses preparam-se para combater maré negra

A França prepara-se para fazer frente à maré negra causada pelo naufrágio do petroleiro "Prestige", a 19 de Novembro, ao largo de Galiza. Algumas pequenas machas de fuelóleo já deram à costa, mas o plano de emergência elaborado pelos franceses visa, fundamentalmente, evitar que grandes manchas se aproximem mais do que 50 quiómetros das praias do país.
De visita a algumas das zonas mais afectadas, entre as quais Gironde e Charente-Maritime, o primeiro ministro francês, Jean-Pierre Raffarin, revelou ao jornal "Le Monde" que o primeiro "envelope" de apoio financeiro já foi disponibilizado, rondando os 50 milhões de euros.
Ainda segundo o mesmo jornal, Jacques Chirac, o Presidente da República Francesa, fez declarações bastante críticas em relação "aos malfeitores do mar", de interesses duvidosos, que beneficiam "cinicamente da falta de transparência do sistema actual". Chirac apelou ainda a Romano Prodi, presidente da Comissão Europeia, que apresse todos os mecanismos que permitirão punir os responsáveis por esta "catástrofe ecológica".

posted by sara | 7:43 da tarde  

Opositores de Chávez procuram apoio dos militares

A oposição a Hugo Chávez, Presidente da Venezuela, marcou para hoje uma marcha até à base militar do exército, em Caracas. Com esta nova acção de protesto, os venezuelanos, que há mais de sete semanas têm paralizado o país com uma greve geral sem precedentes, pretendem recolher apoios junto dos militares. A principal reinvindicação deste movimento de revolta é obrigar Chávez a marcar para Fevereiro um referendo que questiona a actuação do Presidente. Apesar de se tratar de uma auscultação não vinculativa, Chávez considera a ideia anti-constitucional e recusa-se a ceder às exigências dos protestantes.
Esta marcha acontece numa altura em que o Presidente venezuelano revelou a possibilidade de se encontrar uma solução para a crise no país, através de esforços conjuntos entre "nações amigas". Esta notícia fez subir de imediato o preço do petróleo, apesar do sector dos combustíveis continuar a ser uma das maiores armas dos grevistas. Recorde-se que a oposição anunciou no dia de ontem que a greve seria levantada em alguns sectores da economia, sobretudo nas empresas privadas, por se ter chegado a uma situação insustentável.
(Foto: Paulo Whitaker / Reuters)

posted by sara | 7:17 da tarde

segunda-feira, dezembro 30, 2002  

Dívidas ao fisco podem ser regularizadas até 3 de Janeiro
O prazo para a regularização das dívidas ao fisco sem o pagamento de quaiquer juros foi alargado. A ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, foi obrigada a recuar na sua posição e a permitir aos devedores o pagamento até 3 de Janeiro, por causa da greve geral dos trabalhores dos Impostos marcada para hoje. A este dia sem trabalho junta-se a tolerância de ponto de amanhã, impedindo alguns de beneficiar do "perdão" consentido pelo Governo.
Uma vez que o Código do Processamento Administrativo prevê que, caso determinado acto não possa ser praticado por encerramento dos serviços, devam ser disponíbilizadas as mesmas condições nos primeiros dias úteis seguintes, o Ministério das Finanças tomam, assim, aquilo que alguns já apelidam de "primeira medida popular" do executivo de Durão Barroso, permitindo que mais portugueses beneficiem do perdão fiscal.

posted by sara | 11:40 da tarde  

Aumentos para 2003
Um ano de aumentos, é aquilo que podemos esperar de 2003. À excepção da gasolina em todo o território nacional, cujo preço vai baixar um cêntimo, e da electricidade nas regiões autónomas, os portugueses vão ver sair do seu bolso mais algum dinheiro para pagar seguros automóveis, luz, rendas de casa e portagens. Em alguns casos, os aumentos chegam a ser da ordem dos 10 por cento, como por exemplo no sector dos seguros.
O cenário acaba por deixar os consumidores ainda mais preocupados com o futuro, alertando comerciantes e empresas prestadoras de serviços. Isto apesar de Manuela Ferreira Leite, a ministra das Finanças do governo de coligação PSD/PP, ter garantido, nos últimos dias, que os preços dos bens essenciais não sofrerão qualquer aumento e que poderão até baixar.

posted by sara | 11:25 da tarde
: : ana machado : :
: : ana luísa oliveira : :
: : ana rita simões : :
: : glória rodrigues : :
: : rita neves : :
: : sara oliveira : :
arquivos
links
canais pergaminho

: : agenda cultural : :

: : desporto : :

: : trabalhos-jornalismo : :

: : universidade online : :









versão em inglês
(com falhas)

www.blogwise.com
Tire todas as suas dúvidas sobre blogs. Weblog Commenting by HaloScan.com