pergaminho


"A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil;
e o escrever dá-lhe precisão." Francis Bacon


sexta-feira, dezembro 13, 2002  

Sobrinho Simões recebe Prémio Pessoa
Sobrinho Simões, um cientista português de renome internacional, foi galardoado com a edição deste ano do Prémio Pessoa. O director do Instituto de Patologia e Imunologia da Universidade do Porto distinguiu-se no campo da ciência pelas suas investigações relacionadas com o cancro do estômago, uma das variantes da doença mais comuns em Portugal. Sobrinho Simões defende que o grande problema das células cancerígenas é que são formadas sem a informação que as obriga a parar de crescer e a morrer, ideia que constitui um avanço importante no estudo da doença.
O cientista já recebeu a notícia, apesar de não se encontrar em Portugal, e manifestou-se especialmente satisfeito por se tratar do reconhecimento da sociedade civil, segundo contou um amigo à TSF.
O Prémio Pessoa vai na sexta edição e é pela terceira vez entregue na área da ciência.

posted by sara | 8:28 da tarde  

Alargamento da União Europeia
Foi finalmente alcançado o acordo para o alargamento da União Europeia (UE). O "sim" de alguns dos dez países candidatos à adesão foi guardado até ao último momento e só foi conhecido depois terem sido concedidas à Polónia as suas exigências. Os Quinze foram obrigados a rever alguns dos pontos que compunham o acordo, acabando por ceder às condições do governo de Varsóvia.
Este alargamento a leste faz com que a UE passe a ser composta por 25 países. Polónia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Lituânia, Letónia, Estónia, Chipre e Malta deverão assinar os respectivos tratados de adesão em Abril de 2003, mas só serão membros efectivos em Maio de 2004, por ser necessária a ratificação dos documentos pelos Parlamentos nacionais.




posted by sara | 8:14 da tarde

quinta-feira, dezembro 12, 2002  

Coreia do Norte retoma programa nuclear
A Coreia do Norte anunciou que pretende retomar o programa nuclear que tinha suspendido depois da assinatura de um acordo com os Estados Unidos, em 1994. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país, o Governo viu-se obrigado a esta decisão para aumentar a produção de energia eléctrica. Em comunicado citado pela agência KCNA, o ministro fez saber que algumas centrais núcleares começarão a produzir electricidade brevemente e antigas instalações serão reactivadas.
As reacções a nível internacional não se fizeram esperar e as críticas poderão dar lugar a novos conflitos com os Estados Unidos e seus aliados. A Casa Branca condenou veementemente esta decisão, acordando com a Coreia do Sul, o Japão e a União Europeia a suspensão imediata dos seus fornecimentos de petróleo ao regime norte-coreano.
A situação assume contornos ainda mais graves por ter trazido a público a existência de uma plano de armamento nuclear secreto, à revelia do acordo que obrigava a Coreia do Norte a cessar toda a produção de armas de destruição maciça.

posted by sara | 7:04 da tarde  

Quinze vírus informáticos atacam amanhã
Sexta feira 13 poderá ser dia de azar para os computadores de todo o mundo. Segundo a Agência LUSA, a Trend Micro Inc., uma empresa especializada em produtos e serviços informáticos, lançou hoje um alerta acerca da possibilidade de 15 vírus atacarem à escala mundial, usando sobretudo os ficheiros transferidos via Internet. Os utilizadores deverão ter atenção redobrada, recusando e eliminando qualquer ficheiro suspeito ou de origem desconhecida. Os vírus são considerados extremamente perigosos e podem danificar irremediavelmente os sistemas informáticos.

posted by sara | 6:47 da tarde

terça-feira, dezembro 10, 2002  

"Um país parado" é a frase mais ouvida da boca de trabalhadores e sindicalistas. A Greve Geral marcada para o dia de hoje estará a sortir os efeitos desejados, segundo números da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP). Esta central sindical conta com uma adesão à greve ao longo do dia a rondar os 90 por cento. Os números tornam-se particularmente preocupantes no sector dos transportes, principalmente para os funcionários de empresas privadas e todos aqueles que decidiram não deixar de trabalhar. Tudo porque os serviços mínimos definidos pelo Governo não estarão a ser assegurados na maioria das empresas. Em Lisboa, Metropolitano e Carris têm trabalhado em conjunto para providenciar transportes alternativos, sempre insuficientes. Uma fonte da Metropolitano confirmou esta manhã à RTP que não foi possível cumprir as ordens do Governo, pondo a circular dez carruagens no período da manhã, porque "nenhum funcionário apareceu para trabalhar".
No Porto, o recém inaugurado Metro também parou, a exemplo dos comboios da CP (Caminhos de Ferro Portugueses). Segundo fontes da Federação dos Sindicatos de Transportes Rodoviários e Urbanos à RTP, na Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) 97 por cento dos trabalhadores aderiram à greve, estando a circular apenas 17 dos 513 autocarros que o fazem diariamente.
Em Braga, ainda não há dados no que respeita aos transportes, mas a Rodoviária de Entre Douro e Minho estava referenciada na lista de serviços mínimos definida pelo executivo de Durão Barroso.
No que diz respeito à saúde, um dos sectores mais afectados, 72 por cento dos trabalhadores do Hospital de S. Marcos não foram trabalhar, dados divulgados à TSF por Américo Nunes, da Comissão Executiva da CGTP. Por todos o país, os serviços médicos têm mostrado alguma debilidade, que assume as maiores proporções no Hospital de Fafe, paralisado a 98 por cento, segundo a mesma fonte.
Do outro lado da barricada, Bagão Félix recusa os valores apresentados pela CGTP, mas avisa que não vai "cair na guerra dos números". Em declarações à TSF, o ministro do Trabalho afirmou que "o país está a trabalhar" e que desconhece quaisquer actos de violência ou pressão sobre os trabalhadores exercidos pelas empresas, denunciados esta manhã por Carvalho da Silva, dirigente da central sindical.

posted by sara | 12:07 da tarde
: : ana machado : :
: : ana luísa oliveira : :
: : ana rita simões : :
: : glória rodrigues : :
: : rita neves : :
: : sara oliveira : :
arquivos
links
canais pergaminho

: : agenda cultural : :

: : desporto : :

: : trabalhos-jornalismo : :

: : universidade online : :









versão em inglês
(com falhas)

www.blogwise.com
Tire todas as suas dúvidas sobre blogs. Weblog Commenting by HaloScan.com